Frutas para diabéticos frutas para diabeticos





Decisão difícil? Posso ou não posso comer frutas?

Há frutas para diabeticos como eu? ...

… é uma pergunta que diabéticos fazem. Há aquelas frutas para diabéticos ou posso comer de todas? Afinal, frutas contêm açúcares e por vezes em quantidades significativas. Por outro lado, são fontes de vitaminas, e dessas eu preciso.

Já os antigos diziam: “Uma maçã por dia mantém o médico longe”. E tinham razão, ainda que não tivessem o conhecimento sobre vitaminas, fibras, e tudo aquilo que as frutas contêm de bom para o nosso organismo. Faziam parte já da alimentação original do ser humano segundo ao relato da criação contida na Bíblia, no livro de Gênesis, capítulo 1, versículo 29.

Quanto de frutas posso ou devo comer?

E os nossos antepassados tinham razão, e hoje a recomendação é de no mínimo 5 porções diárias de frutas (2 porções) e legumes (3 porções). Cada porção corresponde a mais ou menos 130g ou 1-2 punhados de legumes ou frutas. Os resultados disso ao longo do tempo são menos idas ao médico e também menor risco de complicações cardíacas, AVC (acidente vascular cerebral ou vulgarmente “derrame cerebral”) ou alguns tipos de cânceres.

Posso ter essas vantagens como diabético?
Existem frutas para diabéticos?

Pode sim e a boa mensagem é: não existem frutas para diabeticos em especial. A princípio, também e especialmente como diabético, você deveria aumentar seu consumo de frutas e legumes in natura, ou seja em estado cru. Por quê? 4 aneis de maçã passa por exemplo contêm a mesma quantidade de uma maçã crua inteira.

As frutas se destacam pelas vitaminas, minerais, fitoesteróis e em boa parte pela ausência de gorduras ruins, o que lhe ajuda a diminuir o seu peso, melhorando assim a absorção da insulina com o resultado final de um nível glicêmico mais baixo.

Como? E o açúcar nas frutas para diabeticos?

Frutas de fato contêm açúcares como frutose, sacarose e glicose. Por outro lado, também são fontes de fibras e de outros polissacarídeos. E esses em boa parte contrabalanceiam os açúcares, diminuindo a sua absorção.

Frutas como uvas e abacaxis (ananás) podem causar um súbito aumento de glicose na corrente sanguínea. Quem toma insulina, deve atentar para esse fato e regular a quantidade de insulina de acordo. Ainda assim, a frutose na fruta, embora seja um monossacarídeo, é absorvida mais lentamente comparada à glicose e ao mesmo tempo tem fácil disponibilidade energética para o cérebro, por exemplo. Então…

… quais são as frutas para diabéticos?

A princípio todas as frutas, consumidas apenas 2 porções diárias, são permitidas. Controlando o seu nível de glicose após ingerir frutas é um bom auxílio para definir sua situação individual.

Algumas pessoas dizem que comer maçã com maior teor de acidez seria melhor que comer maçã mais doce: isso é uma lenda! Tanto um como outro contém basicamente a mesma quantidade de açúcares.

É um bom costume, portanto, variar as frutas; principalmente as frutas vermelhas e azuladas como framboesa, amora, mirtilo ou jambolao são ótimas, porque fornecem muitos antioxidantes necessários para o seu organismo. Tubérculos como a batata yacon diabetes podem ser uma opção para você.

Nas próximas páginas apresentamos algumas frutas para diabeticos, não por serem especialmente indicadas para diabéticos, mas sim pelo seu valor geral na alimentação.

Somente frutas para diabeticos ou tem algo mais?

Sim, as frutas devem fazer parte integral de todo um programa de alimentação natural. Se quiser saber mais, o livro “Diabetes – um caminho à cura” explica detalhadamente esse tipo de alimentação saudável e vem com um plano de alimentação de fácil implementação como bônus para você.


Sempre haverá novidades sobre o assunto Diabetes-Sintomas. Convido você a voltar sempre e / ou assinar o meu boletim de novidades:

Insira seu e-mail

Insira seu nome

Então

Não se preocupe -- seu e-mail está totalmente seguro.
Garanto enviar-lhe somente o newsletter / boletim informativo.

Volte de Frutas para Diabéticos para Diabetes-Sintomas.

Mantenha-se informado assinando o boletim de novidades.

Insira seu e-mail

Insira seu nome

Então

Não se preocupe -- seu e-mail está totalmente seguro.
Garanto enviar-lhe somente o newsletter / boletim informativo.